segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Vídeo denuncia falta de condições de trabalho em Hospital/Prisão


Na próxima quarta-feira, às 10 horas da manhã, os Agentes Penitenciários de Pernambuco realizarão um Ato Político em protesto às más condições de trabalho encontradas no Hospital/Presídio da Ilha de Itamaracá – Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP).Durante o ato, que se realizará em frente à Secretaria Executiva de Ressocialização, no Parque 20 de Novembro (antigo parque 13 de maio), no centro do Recife, os Agentes Penitenciários farão o lançamento de um filme denominado “As desventuras do Urso desempregado, vol. 1”.

O filme, com duração de pouco mais de 4 minutos (na verdade, um vídeo-clipe) denuncia desde o nepotismo que vem se estabelecendo no sistema penitenciário na atual gestão, até a precariedade para a prestação de serviço dos profissionais do Sistema Penitenciário.

Em um roteiro debochado recheado por uma trilha sonora "pop", o Urso, personagem típico do carnaval pernambucano, "sem emprego desde os folguedos momescos", vai até o Sistema Penitenciário em busca de trabalho. Chegando lá, é encaminhado ao HCTP pelo "Boi Bumbá", outro personagem do folclore nordestino. Uma vez no HCTP o Urso - uma espécie de anti-herói - se vê "obrigado" a escalar uma guarita de segurança que não possui escadas de acesso e que fica sobre um muro que se esfarela com apenas o toque das mãos.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco, Breno Rocha, "há no filme uma inspiração chaplineana". "Charles Chaplin usou a linguagem cômica para denunciar a fome, a exploração do trabalho, o tratamento dado pelos Estados Unidos ao imigrante pobre, etc. Pois bem, é um pouco disso que estamos tentando fazer: apresentar os problemas do Sistema Penitenciário numa linguagem cômica, a fim de chamar a atenção das autoridades e da população em geral." Afirma o sindicalista.

O filme, que já pode ser assistido no site youtube através do link http://www.youtube.com/watch?v=2-tGcKcIw6c ou mesmo digitando o seu título no buscador do site de vídeos, terá sua primeira exposição pública durante o protesto, em frente à SERES, onde, também, poderá ser adquirido em cópias de DVD's.

"A experiência de produzirmos um vídeo satírico sobre os problemas no sistema penitenciário tem sido muito interessante" - diz Breno Rocha. "Com apenas três dias do vídeo disponibilizado no youtube ele já e o segundo mais assistido da semana. Agora, vamos por a versão em DVD à venda, como forma de angariar fundos para as próximas produções. Acredito que não será difícil de vender. O povo, em geral, prefere a comédia ao drama. Em breve, esperamos por no ar mais nove volumes de vídeos - denuncia, afinal, o roteiro que empresta é o Governo, nós apenas o adaptamos. E roteiro é o que não falta!", brinca o sindicalista em tom de crítica.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial