quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Protesto de Agentes é adiado.


EM RESPEITO À TRAGÉDIA QUE SE ABATEU NA PENITENCIÁRIA BARRETO CAMPELO NO FIM DE SEMANA, AGENTES PENITENCIÁRIOS ADIAM ATO DE PROTESTO.
O Ato Público de protesto e denúncias das más condições de trabalho no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico – HCTP – localizado em Itamaracá, Região Metropolitana de Pernambuco, que estava programado para se realizar hoje, 10 de Outubro, na frente da Secretaria Executiva de Ressocialização foi ADIADO para a próxima quarta-feira, 17 de outubro, às 10 horas, no mesmo local (em frente à Secretaria Executiva de Ressocialização, no Parque 20 de novembro, no centro do Recife).

A Diretoria do Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário – SINDASP – informa que o adiamento se deve aos trágicos acontecimentos ocorridos na Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), neste final de semana, quando duas pessoas foram assassinadas no interior naquela unidade prisional.

“Nosso protesto terá um tom satírico, proporcionado pelo lançamento e exibição pública do filme ‘As desventuras do Urso desempregado Vol. 1’, por isso, entendemos que não seria apropriado realizar um evento nesse tom na mesma semana em que duas pessoas que deveriam estar sob custódia do Estado, dentro de uma unidade prisional, foram assassinadas. Assim, decidimos pelo adiamento, por uma semana, ato público”. Explicou Breno Rocha, presidente do SINDASP.

O filme, disponibilizado desde quinta-feira passada na internet através do site You Tube, que já consta na lista dos mais acessados da semana no rank do próprio site debocha, ao longo dos pouco mais de quatro minutos de duração, das condições de trabalho encontradas pela categoria no HCTP, de onde, no último mês, fugiram mais de 15 presos sempre pulando o muro da unidade (muro que, conforme cenas do filme, se esfarela com um simples toque do Urso/herói).
Segundo a Diretoria do SINDASP, foi preparada uma paródia dos grandes lançamentos de filmes de Hollywood para o ato de protesto, com fogos, tapete vermelho, tietes pedindo autógrafo e a exibição e venda de DVD's do filme na calçada da Secretaria de Ressocialização. Sendo que todo esse clima festivo não se adequa a perda das vidas humanas durante o fim de semana na Barreto Campelo.

"Preferimos adiar o ato a sermos mal entendidos pela opinião pública", declarou Newton Albuquerque, Secretário do sindicato.

É a primeira vez que um evento como e que ocorreu na Barreto Campelo acontece no Sistema Penitenciário de Pernambuco.

No Domingo passado, durante a visita semanal realizada na penitenciária, o detento Paulo Cristóvão assassinou sua esposa, Raquel Celeste, a golpes de faca. Após consumar o homicídio, Paulo Cristóvão foi assassinado pelos presos da unidade.

Esta é a segunda tragédia ocorrida naquela penitenciária neste ano. No mês de março, 06 presos foram assassinados no interior da PPBC, no vem se consolidando, até o momento, na maior chacina ocorrida em 2007 no Estado de Pernambuco; com o agravante desta ter sido praticada no interior de uma unidade de "segurança" do Estado.

DIVULGAÇÃO INSTITUCIONAL – SINDASP.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial