sexta-feira, 29 de maio de 2009

PROVA DE 2ª UNIDADE (Para os meus alunos da FACOL)

ESTUDO DE CASO

Situação Problema:

Você dirige um importante escritório de advocacia em Recife. Hoje pela manhã, procurou esse escritório o senhor Dilermando Correia, o qual, narrou-lhe que, ontem, por volta das 21:30h, quando voltava para casa, do trabalho, foi abordado pelo senhor Euclides da Cunha, o qual veio tomar-lhe satisfações sobre “boatos” que ouvira a respeito de um suposto caso amoroso entre ele, Dilermando, e a esposa do senhor Euclides.
O senhor Dilermando alega que realmente mantinha tal relacionamento e que sabia, ainda, que o senhor Euclides da Cunha era Oficial do Exército Brasileiro. Alega, também que o senhor Euclides da Cunha estava armado de revolver e que, no calor de sua ira, sacou da arma de fogo. Dilermando, então, que também estava armado, sacou de sua arma e, em legítima defesa, desferiu três tiros no senhor Euclides, que veio a falecer vítima dos disparos.
Dilermando informa que evadiu-se do local e que ficou caminhando, perturbado, durante toda a noite, voltando para casa apenas de madrugada e saindo de lá pela manhã, para procurar ajuda no seu escritório. Ele afirma, ainda, que soube de notícias a respeito da polícia já encontrar-se em busca de sua captura.
Você sabe que o caso já é de conhecimento público e que, inclusive, teve grande repercussão na Imprensa local e nacional.

A partir dos conhecimentos obtidos na disciplina de Ética, estude o caso acima e apresente a melhor forma de atender o cliente Dilermando Correia, considerando as seguintes fases e os seguintes aspectos:

a) Diagnose: Identificação do problema apresentado, descrevendo se o cliente necessita de “assessoria jurídica”, “consultoria” ou “representação em juízo” (podendo ser uma ou mais de uma dessas ações), por que e como tal/tais serviços serão prestados; (valor da questão: 2,0 pontos);
b) Projeto: Descrição de como você faria o acompanhamento do cliente em questão, que medidas adotaria e como essas medidas seriam implementadas (lembrando que o foco de nossa avaliação não será a eficácia ou não do seu projeto, mas, se você conhece AS PRERROGATIVAS E ATRIBUIÇÕES DO ADVOGADO, por isso, descreva – e explique – ao máximo estas no discorrer do seu PROJETO); (valor da questão: 3,0 pontos);
c) Execução: Descreva como se desenvolverá o PROJETO apresentado (neste item o que se avaliará é se você conhece as ATRIBUIÇÕES e PRERROGATIVAS DO PROMOTOR DE JUSTIÇA E DO JUÍZ DE DIREITO, portanto, descreva, explique e comente ao máximo como e porque, no desenrolar da execução de suas ações, esses “atores” devem – e podem – se comportar); (valor da questão: 3,0 pontos);
d) Resultado: descreva e comente qual o resultado a ser produzido após a execução do seu projeto (mais uma vez, o foco da questão está nas atribuições e prerrogativas do Advogado, do Promotor de Justiça e do Juiz de Direito; na relação do Advogado com seu cliente, com a Imprensa; no direito ao sigilo profissional, etc.); (valor da questão: 2,0 pontos).

DESEJO A TODOS UM BOM TRABALHO.

2 Comentários:

Blogger ツJµล₪и کลƒล∂ลσ ツ disse...

Boa Tarde,
Professor

Não entendi na parte da Situação do Problema quando diz: Ele afirma, ainda, que soube de notícias a respeito da polícia já encontrar-se em busca de sua captura.
Gostaria a uma melhor explicação.

IolandaSilva

24 de maio de 2010 às 11:54  
Blogger ツJµล₪и کลƒล∂ลσ ツ disse...

Boa Tarde,
Professor

Não entendi na parte da Situação do Problema quando diz: Ele afirma, ainda, que soube de notícias a respeito da polícia já encontrar-se em busca de sua captura.
Gostaria a uma melhor explicação.

IolandaSilva

24 de maio de 2010 às 11:56  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial