terça-feira, 8 de maio de 2007

Royal e Sarkozy: terceiro round!


A democracia francesa é muito diferente das outras. Uma evidência disso se dá quando observamos o organizado movimento de resistência da esquerda naquele país.

Enquanto Sègoléne Royal trabalha nas articulações políticas para enfrentar novamente a direita nas eleições de julho – que elegerão o parlamento, o qual pode vir a ser em um poderoso obstáculo à gestão neo-liberal de Sarkozy – os militantes socialistas, anarquistas e mesmo os apenas simpatizantes das propostas de aprimoramento do “estado de bem-estar social” vão às ruas e, do seu modo, demonstram que Sarkozy não vai desarticular as conquistas sociais assim tão facilmente... sem resistência.

Esta postura do proletariado na rua, apesar de parecer estranha a muitos, é uma característica da sociologia política francesa, aprendida e executada desde a invenção da democracia, naquele país.

O “heróico” Sarkozy, frente aos protestos, foi “descansar” com sua família numa paradisíaca ilha, donde pretende retornar para assumir o governo na próxima semana.

Agora, esta história de governante francês ir para uma ilha em meio a protestos de rua bem que poderia, neste caso específico, repetir a história e terminar como a “temporada” napoleônica na Ilha de Santa Helena...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial